Atividades 10º,11º e 12º anos de escolaridade

1. À descoberta do Porto
Realização de uma visita guiada ao Centro Histórico do Porto e Paços do Concelho, onde se irá descobrir detalhes do património histórico da cidade e do funcionamento dos diversos espaços da edilidade – Átrio, Sala D.ª Maria, Salão Nobre, Sala de Reuniões -, com reconhecimento da história e dos elementos artísticos.
2. Da forma ao movimento
Apresentação de conceitos teóricos sobre anatomia, antropometria, alterações posturais, ergonomia. Avaliação prática de antropometria e de alterações posturais com o objetivo de fazer adquirir conceitos básicos de anatomia, ergonomia, antropometria e avaliação postural e dotar o aluno de capacidade para reconhecer as principais alterações posturais.
3. Determinação da vitamina C num suplemento vitamínico
O ácido ascórbico (C6H 8O6 ), vulgarmente designado por vitamina C, é um nutriente essencial que o ser humano não consegue sintetizar nem armazenar. Assim, é essencial a sua ingestão diária. As principais fontes de vitamina C são as frutas e os produtos hortícolas frescos, podendo também ser encontrada em diversos complexos vitamínicos e suplementos alimentares. Nesta atividade efetua-se o doseamento da vitamina C num suplemento vitamínico recorrendo a um método tradicional muito utilizado e importante em análise química.
4. Detetives Ambientais
Queres conhecer a verdade por detrás da uma bela paisagem num jardim, rio ou parque? Aceita o desafio de seres um detetive ambiental e vem connosco recolher amostras e dados para descobrir como se mede a qualidade da água, como se caracterizam resíduos, como o tráfico automóvel afeta a qualidade do ar, como se caracteriza a vegetação e a sua captação de CO2 .
5. Ética e Cinema
O cinema permite explorar a realidade humana em todas as suas vertentes, desde a realidade mais luminosa à mais obscura. A sala de cinema ampliou-se através da tecnologia digital, permitindo que a experiência em pensamento de situações ética e psicologicamente complexas seja renovada de um modo expectante e criador muito para além das salas convencionais de cinema. Seja quando o cinema se propõe explorar questões morais e éticas da nossa sociedade, seja quando os espetadores recortam na obra de Arte a ocasião para a reflexão subjetiva, o resultado é uma extraordinária experiência de pensamento e ação.
6. Jogos aquáticos e piscina livre
Atividades na piscina com jogos aquáticos e muita diversão.
7. O outro lado da adolescência
Com o objetivo de conhecer a psicofisiologia normal da adolescência e de usar casos clínicos específicos, pretende-se discutir os aspetos psicológicos e comportamentais relevantes para o diagnóstico de problemas na adolescência bem como as possíveis orientações terapêuticas, em particular sobre a Saúde Mental (Perturbações de Humor e do Pensamento), a Sexualidade (comportamentos de risco, gravidez na adolescência) e o consumo de drogas de abuso. 
8. Treasure Hunt: building vocabulary – equipment in the lab
Através de vídeos e projeções, os alunos terão de adivinhar quem é o suspeito, ouvindo e vendo descrições em inglês. Através de pequenas dramatizações, terão também de assumir o papel de vítima/criminoso/criminólogo/testemunha, utilizando a língua inglesa para as entrevistas e descrições.
9. Vamos analisar a coca-cola
Sabes o que existe na coca-cola? Há quem diga que a receita desta bebida é um dos segredos mais bem guardados do mundo! Pode ser, mas não há nenhuma receita que consiga ser segredo para a química analítica. Nesta atividade irás aprender como uma técnica usada na química chamada cromatografia líquida de alta resolução permite descobrir a composição da coca-cola.
10. Viagem ao mundo do Laboratório de Patologia Clínica
Visita guiada ao laboratório de patologia clínica do Hospital-Escola da UFP. Dar a conhecer a realidade de um laboratório de patologia clínica através de uma visita guiada e como este se enquadra dentro de um hospital.

Organização: Es-Cefoc - Programa Operacional de Acolhimento - www.ufp.pt