Atividades 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade

1. À descoberta do Porto
Realização de uma visita guiada ao Centro Histórico do Porto e Paços do Concelho, onde se irá descobrir detalhes do património histórico da cidade e do funcionamento dos diversos espaços da edilidade, com reconhecimento da história e dos elementos artísticos.
2. Comunicação sem fala
E se um dia te faltasse a voz? Como comunicarias? Todas as pessoas comunicam com o corpo, com o olhar, com imagens. Existem pessoas que nascem ou adquirem uma incapacidade na utilização da palavra falada para comunicar. No entanto, existem outras formas, umas mais organizadas do que outras, para transmitirmos mensagens, sem ser através da fala.
3. Introdução à televisão: a magia da imagem!
Vem contactar com a televisão e a sua magia! Descobre como se faz acontecer o que “entra” nas nossas casas!
4. Detetives ambientais
Queres conhecer a verdade por detrás da uma bela paisagem num jardim, rio ou parque? Aceita o desafio de seres um detetive ambiental e vem connosco recolher amostras e dados para descobrir como se mede a qualidade da água, como se caracterizam resíduos, como o tráfico automóvel afeta a qualidade do ar, como se caracteriza a vegetação e a sua captação de CO2 .
5. Jogos aquáticos e piscina livre
Atividades na piscina com jogos aquáticos e muita diversão.
6. Os formatos da notícia
A realidade é que, hoje, noticiar já não é o que era: as tecnologias e a profusão informativa exigem do jornalista um saber-fazer amplo e multifacetado. E é por isso que entender a informação é tão importante como saber aplicá-la às respetivas estruturas informativas, em particular, o Multimédia. Assim, nesta ação pretende-se, de forma prática, conduzir o participante nos bastidores do Jornalismo On-line, através de exercícios de produção jornalística para esta estrutura informativa.
7. Profiling in English
Através de vídeos e projeções, os alunos terão de adivinhar quem é o suspeito, ouvindo e vendo descrições em inglês. Através de pequenas dramatizações, terão também de assumir o papel de vítima/criminoso/criminólogo/testemunha, utilizando a língua inglesa para as entrevistas e descrições.
8. O outro lado da adolescência
Com o objetivo de conhecer a psicofisiologia normal da adolescência e de usar casos clínicos específicos, pretende-se discutir os aspetos psicológicos e comportamentais relevantes para o diagnóstico de problemas na adolescência bem como as possíveis orientações terapêuticas, em particular sobre a Saúde Mental (Perturbações de Humor e do Pensamento), a Sexualidade (comportamentos de risco, gravidez na adolescência) e o consumo de drogas de abuso.
9. Suporte Básico de Vida – uma intervenção que pode salvar uma vida
Sessão de ensino com o objetivo de dar a conhecer aspetos teóricos e proporcionar treino prático relativo ao Suporte Básico de Vida.
10. Viagem ao mundo do Laboratório de Patologia Clínica
Visita guiada ao laboratório de patologia clínica do Hospital-Escola da UFP para dar a conhecer a realidade de um laboratório de patologia clínica através de uma visita guiada e como este se enquadra dentro de um hospital.

Organização: Es-Cefoc - Programa Operacional de Acolhimento - www.ufp.pt